terça-feira, 1 de maio de 2012

QUADRILHAS MODERNAS


Quadrilhas Modernas - A nomenclatura é semelhante, mas a essência é outra. As quadrilhas modernas surgiram a partir do desenvolvimento das quadrilhas juninas. Elas mantêm a mesma estrutura de uma quadrilha tradicional, ou seja, o marcador, os pares, as misses, e alguns movimentos. No entanto, se diferenciam pela exuberância e grandiosidade de produção, às vezes comparadas até com verdadeiros corpos de dança ou grupos coreográficos.
A evolução das quadrilhas pode ser notada através das vestimentas, da música e da dança. Os passos tradicionais como serrote, túnel, balancê, pega-noiva, foram trocados por coreografias contemporâneas. A indumentária também começou a se adaptar a partir da temática. As quadrilhas escolhem e trabalham em temas para apresentar um verdadeiro espetáculo de dança. De acordo com o tema, as camisas quadriculadas são substituídas por adereços e confecções próprias de cada grupo. As famosas marchinhas juninas também foram ajustadas através de remixes eletrônicos ou novos arranjos adaptados para o tempo de duração da apresentação dos grupos.

O movimento surgiu na década de 80 na Região Metropolitana de Belém, tendo a Cidade Nova como o palco principal. Só que, na época, esses grupos não tinham o reconhecimento do poder público, o que desestimulava a existências dos grupos na capital. Como o espaço era pequeno em Belém, muitas equipes migraram para o interior do Pará. As quadrilhas moderna começaram, então, a se proliferar pelos quatro cantos do Estado, onde conseguiram encontrar validade no sentido de expressão da cultura popular espontânea.
“O interior fervilha de quadrilha moderna”. Qualquer município com mais de 100 mil habitantes possui pelo menos um grupo.

Vários concursos incentivam essa produção no interior, como em Santa Izabel, Acará e Tomé Açu, por exemplo. Algumas prefeituras municipais dão apoio aos grupos de quadrilha moderna disponibilizando ônibus para as viagens pelos interiores. Os custos com a produção são altos. Gasta-se muito com figurino. Em um espetáculo, são cerca de 30 mil reais. Elas tem aproximadamente 40 a 50 brincantes. Algumas trabalham até com cenografia! E para bancar tudo isso, os brincantes promovem bingos, shows, eventos... tudo com o objetivo de arrecadar verba para produzir a quadrilha moderna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário